top of page

Sobre mim

Chamo-me José Lopes Ribeiro.

Nasci a 9 de novembro de 1940, no lugar de Crasto, freguesia de Campia, concelho de Vouzela, como atesta o meu cartão de cidadão com o n.º 1571274 5ZX5.

No presente blogue fica deste modo afastada qualquer ideia de ocultação de identidade por detrás do pseudónimo Zérrio que nele passarei a utilizar.

Denominei o blogue simplesmente de cogito, não com o "ergo sum" cartesiano, pois pretendo falar de temas mais amplos do que da minha própria existência.

Pensei na beleza e abrangência de outros temas ao lembrar o notável poema do Gedeão, magnificamente cantado por Manuel Freire: "Não há machado que corte a raiz ao pensamento".

E também pus a hipótese de invocar a mensagem de Adriano Correia de Oliveira quando de forma sublime nos cantava: "Eu sou livre como as aves e passo a vida a cantar."

A minha mensagem é mais limitada; só penso e digo o que penso.

E foi a pensar que construi as linhas orientadoras das mensagens que vos vou dirigir.

Depois julguem como entenderem.

São temas que me acompanham desde há muitos anos, sobre os quais tenho procurado refletir e que, algumas vezes, discuti, em lugares adequados, de que vos falarei, ou com pessoas mais próximas.

São três os temas que eu pretendo discutir convosco, a saber: do oculto aos cultos, da justiça, e da nossa vida em sociedade de que segue resumidamente apresentação.

  1. Do oculto aos cultos - pretendo abordar questões que alguns consideram extremamente profundas, tais como a existência de deus, da alma, do livre arbítrio, à volta das quais gira meio mundo, embora a outra metade não perde muito tempo a discuti-los e, muito menos, a pensar sobre eles.

  2. Da justiça - trata-se de uma preocupação que foi surgindo cada vez com mais acuidade, tendo em conta a experiência profissional que a vida me proporcionou e que me levam a sentir a degradação diária dessa justiça, por razões que procurarei analisar. É pena que aqueles que têm poder para inverter a situação não tenham coragem para o fazer.

  3. Da nossa vida em sociedade - faz parte da vida comum de todos nós, política e social, e é amplo o leque dos temas sobre os quais tenho refletido e ousarei falar-vos.

Por hoje é tudo.

Zérrio

Vamos conversar
Sobre: Sobre
bottom of page